OSTEOPENIA / OSTEOPOROSE
OSTEOPENIA / OSTEOPOROSE
RESUMO
Introdução: O colágeno hidrolisado é reconhecido como um nutracêutico seguro, cuja combinação de aminoácidos estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a ação do colágeno hidrolisado no tecido ósseo e cartilaginoso e suas finalidades terapêuticas na osteoporose e osteoartrite. Método: A pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed; MEDLINE; LILACS; SciELO. Foram considerados artigos publicados no período de 1994 a 2014, nos idiomas inglês e português. Resultados: A amostra final foi composta por nove artigos experimentais com modelos in vivo (animais e humanos) e in vitro (células humanas), que descrevem a utilização de diferentes doses de colágeno hidrolisado associadas à manutenção da composição e resistência óssea e proliferação e crescimento celular da cartilagem. Conclusão: O colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor.
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n1/pt_1809-9823-rbgg-19-01-00153.pdf
PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Durante o envelhecimento, ocorre perda acentuada de massa óssea, o que pode ocasionar uma doença conhecida como osteoporose. A doença acomete principalmente as mulheres e a estimativa é que 3 a cada 4 pessoas afetadas pela doença sejam mulheres na fase pós menopausa. Isso ocorre pela ausência do hormônio feminino estrogênio e também pelo fato de que os ossos femininos são mais finos e leves que os masculinos.
A falta do estrogênio pode diminuir a absorção de minerais nos ossos (principalmente do cálcio), tornando-os porosos como uma esponja. No estágio inicial, a osteoporose é assintomática e a fragilidade nos ossos é quase imperceptível. No entanto, caso a doença não seja tratada precocemente, a perda da massa óssea aumentará progressivamente aumentando a probabilidade de fraturas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os critérios para diagnóstico da osteoporose de acordo com a Densidade Mineral Óssea (DMO) são:
Osteopenia: Condição pré-clínica em que ocorre perda branda de massa óssea.
Osteoporose: Deixa os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Osteoporose estabelecida: Quando já temos fraturas e fragilidade óssea.
Dr. Jocimar Freire
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 2 - Nº261529F
Atendimento individualizado c/ hora marcada
(21) 96412. 8660 whatsapp